sábado, 18 de março de 2017

PEJOTIZAÇÃO



CONCEITO

A pejotização tem sido empregada pela jurisprudência para se mencionar à contratação de serviços pessoais, exercidos por pessoas físicas, de modo subordinado, não eventual e oneroso, realizada por meio de pessoa jurídica constituída especialmente para esse fim, na tentativa de simular eventuais relações de emprego que evidentemente seriam existentes, provocando a ilegalidade e burlando direitos trabalhistas.
Ressalta-se que a PEJOTIZAÇÃO no ambiente de trabalho surge como opção aos empregadores que buscam a redução dos custos e encargos trabalhistas. Portanto, pretende dissimular contratações lícitas para prestação de serviços subordinados, o que fere cabalmente o princípio da primazia da realidade, prejudicando a aplicabilidade dos direitos sociais garantidos aos empregados constitucionalmente.
Hodiernamente, a Justiça do Trabalho possui corriqueiramente pedidos de considerações de vínculo de emprego entre um dos sócios de uma pessoa jurídica e seu respectivo empregador pois tais contratações, que inicialmente mantinham a aparência de relação de prestação de serviços entre pessoas jurídicas, são na verdade, fraudulentas. Isto porque, os requisitos da relação de emprego ficaram devidamente preenchidos e por consequência a prestação de serviços pela pessoa jurídica, sendo na verdade, realizada por uma pessoa física que contém todos os requisitos da relação de emprego.
Adverte-se que o direito do trabalho, apoiado nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho e do pleno emprego, que legitimam a justiça social, deve proteger toda a sociedade. Por essa razão, é imprescindível combater estas modalidades de contratação fraudulenta como forma de efetivar a justiça social.
De acordo com a NBR 6023:2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma: AGUIAR, Márcia Cavalcante. PEJOTIZAÇÃO, Conteúdo Jurídico, 18 MAR. 2017. Disponível: http://terajustica.blogspot.com.br